Aluguel de Imóveis

Seu imóvel está vazio? A Rio Antigo Imóveis possui uma excelente carteira de clientes e os melhores meios de comunicação para divulgarmos seu imóvel.

Garantimos sua satisfação e tranquilidade com seu imóvel sempre alugado e bem administrado.

Para maiores informações sobre este serviço, entre em contato conosco através do nosso telefone de atendimento ou preencha o formulário abaixo e aguarde nosso contato.

Dados Pessoais

Nome completo:

E-maill:

Tel. residencial:

Tel. comercial:

Tel. celular:

Endereço:

Bairro:

Cidade:

Estado:

CEP:

Dados do Imóvel

Endereço:

Bairro:

Cidade:

Estado:

CEP:

Tipo de Imóvel:

Preço do imóvel:
 Não sei o valor do imóvel O valor aproximado é:,

Descrição do imóvel:

Dúvidas sobre o assunto

O contrato de aluguel é realmente necessário?

Sim, é necessário. O contrato de aluguel é o documento que cede ao inquilino o direito de morar ou ter sua empresa estabelecida em um determinado local por um determinado tempo que geralmente é estipulado num prazo de 12 meses à 60 meses, mas o mais importante nesse documento é que ele descreve todos os direitos e deveres tanto do inquilino quanto do locatário (dono do imóvel).

Que informações um contrato de locação de imóveis precisa ter?

Muitas são as informações que podem estar contidas em um contrato de locação, mas as mais comuns são as informações do locatário e do inquilino, garantia locatícia, duração do contrato, valor do aluguel e índice de correção do mesmo, quem pagará e como serão pagos os tributos como IPTU, condomínio, taxa de incêndio etc.

Um contrato de aluguel de imóveis pode ser cancelado antes do término do mesmo?

Sim, um contrato de aluguel de imóveis pode ser cancelado antes do término do contrato desde que a multa prevista no contrato de locação seja paga.

O que acontece quando o período do contrato termina?

Quando o contrato de aluguel de um imóvel termina existem duas opções:

  • Se o inquilino continuar no imóvel por mais de 30 dias após o vencimento do contrato ele se renova automaticamente e por tempo indeterminado;
  • Caso você não queira mais continuar no imóvel, você tem 30 dias para desocupar o mesmo e fazer a entrega das chaves e o encerramento do imóvel.

O que uma pessoa que deseja alugar um imóvel precisa apresentar?

Geralmente são solicitados não só a documentação da pessoa física ou jurídica que irá alugar o imóvel, mas também garantias como seguro fiança, capitalização ou fiador.

Quem deve pagar as taxas do imóvel como IPTU, taxa de incêndio etc?

Geralmente esse pagamento é feito pelo locatário, mas tudo depende da negociação com o proprietário. O importante é que esteja descrito no contrato de aluguel quem pagará as taxas para evitar desentendimentos futuros.

Qual é a diferença entre reajuste e revisão de aluguel?

O reajuste do aluguel de imóveis é realizado anualmente e pode seguir diferentes índices de reajuste conforme descrito no contrato de aluguel, ou seja, ao alugar um imóvel você já sabe que todo ano haverá um aumento (ou correção) no seu aluguel de acordo com a taxa especificada.

Já a revisão se dá quando uma das duas partes se sente prejudicada com o valor atual do aluguel. Um locador pode achar que o aluguel está muito baixo e desejar aumentar o valor, assim como um locatário pode achar que o valor está muito alto e precisa que o mesmo seja diminuído.

Para isso é preciso que as duas partes entrem em um acordo.

Quais são as obrigações do inquilino e do locador?

O inquilino tem 2 obrigações principais:

  • Pagar o aluguel em dia;
  • Entregar o imóvel em perfeito estado e de acordo como foi locado.

Além disso você também é obrigado a permitir a entrada do dono do imóvel para vistorias desde que ele lhe avise com pelo menos 24 horas de antecedência.

Já o locador tem como obrigação entregar o imóvel em boas condições de ser utilizado e de informar todas as características do imóvel no momento da locação.

O que acontece quando o inquilino atrasa o pagamento do aluguel?

Primeiro o dono do imóvel deve tentar a regularização do pagamento pelas vias normais. Caso não seja possível, deve ser movida uma ação de despejo para a liberação do imóvel e pagamento dos atrasados no âmbito jurídico.

Podem ser feitas reformas no imóvel alugado?

Sim, porém você precisa da autorização prévia do proprietário do imóvel para fazer tais reformas e as mesmas podem ou não ser ressarcidas de acordo com a negociação feita entre as duas partes.

O dono do imóvel pode vender o imóvel?

Sim, porém a prioridade é sempre do locatário, ou seja, ele precisa ser avisado primeiro e terá então a oportunidade de comprar o mesmo.

A Rio Antigo Imóveis trabalha com locação de imóveis em SP e RJ, incluindo a cidade de Niterói, além de avaliação e administração de imóveis e assessoria jurídica.